Sauim de Coleira

Institutosauimdecoleira

Sobre nós

O Instituto Sauim-de-coleira – ISC é uma organização não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa científica, conservação, educação e articulação de políticas
públicas para a proteção do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e de seu habitat, contribuindo para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.

Nossos princípios

Missão:

Promover a conservação do sauim-de-coleira e de seu habitat, através de estratégias inovadoras buscando soluções ambientais, sociais e economicamente viáveis para construir um futuro em que o homem viva em harmonia com a natureza.

Visão:

Queremos ser reconhecidos pela excelência de nossas realizações, honestidade e transparência na administração dos recursos e pela contribuição de nossas ações para a conservação ambiental.

Valores:

Agir com ética, integridade, responsabilidade, transparência e respeito para promover a conservação do sauim-de-coleira com base na ciência e com o protagonismo social.

Onde atuamos

O Instituto atua no bioma Amazônia. Trata-se de uma região estrategicamente relevante pela sua importância para a estabilidade climática do planeta. Nela estão fixadas mais de uma centena de toneladas de carbono. Sua massa vegetal libera cerca de sete trilhões de toneladas de água anualmente para a atmosfera via evapotranspiração e seus rios descarregam cerca de 20% de toda a água despejada nos oceanos. Além disso, a região abriga a maior biodiversidade do mundo, onde encontram-se 20% de toda das formas de vida encontradas no planeta.

Histórico

A ideia da criação do ISC nasceu de dois biólogos – Maurício Noronha e Dayse Campista, sensibilizados pela grave situação de ameaça do sauim-de-coleira. Inicialmente resolveram criar em 2015 a Campanha SALVE O SAUIM, um movimento social com uma abordagem pioneira: articular políticas públicas e sensibilizar a população local para a conservação desse pequeno primata.

Passados quatro anos, apesar das conquistas, perceberam que a informalidade era um empecilho para ampliar as ações voltadas para tirar o sauim do caminho da extinção. Assim, em 2019, criam o Instituto Sauim-de-coleira – ISC, que foi consolidado por importantes primatólogos, ecólogos e ambientalistas, que mesmo sabendo das dificuldades e obstáculos de zelar pelo patrimônio natural brasileiro se mobilizaram para assumir esse desafio.

O Instituto

 

Somos pessoas diversas no conhecimento, experiência de vida, origem, ideologia e formação. O que nos une é a causa, a ansiedade por fazer diferente e a convicção que há outras formas para tirarmos o sauim-de-coleira do caminho da extinção.

Diretoria

Conheça a diretoria do Instituto Sauim-de-coleira.

Mauricio Noronha

Maurício Noronha

Diretor-Presidente

Dayse Campista

Dayse Campista

Diretora-Executiva

Tainara Sobroza

Tainara Sobroza

Diretora Administrativa

Elisa Wandelli

Elisa Wandelli

Diretora Financeira

Wilson Spironello

Wilson Spironello

Diretor Científico

Nossos Sócios Fundadores

Marcelo-Gordo

Dr. Marcelo Gordo

Biólogo

Professor da Universidade Federal do Amazonas.

Dominic-Wormell

Ph.D. Dominic Wormell

Biólogo

Chefe do Tamarin Trust.

Alcides-Pissinatti

Dr. Alcides Pissinatti

Médico Veterinário

Diretor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro.

Anthony-Rylands

Ph.D. Anthony Rylands

Zoólogo

Diretor de Conservação de Primatas da Re:wild.

Philip-Fearnside

Ph.D. Philip Fearnside

Biólogo

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Gil-Vieira

Ph.D. Gil Vieira

Engenheiro Florestal

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Henrique-Pereira

Ph.D. Henrique Pereira

Agrônomo

Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Victor-Fasano

Sr. Victor Fasano

Ambientalista

Ator e ambientalista Airom Ambiental.

Russel-Mittermeier

Ph.D. Russell Mittermeier

Primatólogo e Antropólogo

Chefe do Escritório de Conservação da Re:wild

Vanylton-Bezerra

M.Sc. Vanylton Bezerra

Advogado

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/AM.

Andrew Baker

Ph.D. Andrew J. Baker

Biólogo

Ex-diretor do Philadelphia Zoo

Jose-2

Dr. José de Sousa e Silva Junior

Zoólogo

Pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Maurício Noronha

Diretor Presidente

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas, com mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Master in Business Administration pela Universidade Gama Filho e especialização em Manejo de Fauna pela Fundação Pólo Ecológico. Atualmente é membro do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira – PAN SAUIM / ICMBio e  coordena: a Campanha SALVE O SAUIM; o Estudo de Áreas Prioritárias para a Conservação do Sauim-de-coleira da ISC/Re:wild;  o Programa de Ciência Cidadã de OLHO NO SAUIM; e o projeto do Centro de Manejo Integrado Márcio Ayres. Sua mais importante contribuição na área da primatologia é a descrição de uma nova espécie de primata amazônico: Mico saterei.

Dayse Campista

Diretora Executiva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho e mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Possui especializações em Soil Science na University of Bristol -UK; Manejo de Animais Silvestres pela Fundação Pólo Ecológico; Educação Ambiental  pelo Ministério do Meio Ambiente; e Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho. É membro: do Grupo de Assessoramento Técnico do PAN SAUIM; do Grupo Técnico de EA e Comunicação da Sociedade Brasileira de Primatologia e do Comitê de EA da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil. Atua como Educadora Ambiental – EA em vários projetos de espécies ameaçadas e coordena o Programa de Educação Ambiental  SAUIM NA ESCOLA do ISC.

Tainara Venturini Sobroza

Diretora Administrativa

Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia  com comportamento e ecologia  de sauins-de-coleira. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atua no “Projeto Sauim-de-Coleira”. Também é colabora com o projeto PELD PSAM vinculado ao Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM- INPA) e é credenciada no PPG em Conservação e Uso dos Recursos Naturais da UNIR. Atua nas áreas de Mastozoologia, Primatologia e no uso do som como ferramenta para delimitação de espécies, estimativas populacionais e acessar informações sobre interações e habitats.

Elisa Wandelli

Diretora Financeira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas, com mestrado em Ecologia e doutorado em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional Pesquisas da Amazônia. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Centro de Pesquisa Agroflorestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza. Atuando principalmente com: ecologia vegetal, fragmentos florestais, efeito de borda, clareiras, palmeiras e ecofisiologia.

Wilson Spironello

Diretor Científico

Graduado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado em Biologia – University of Cambridge e pós-doutorado – Instituto Nacional da Mata Atlântica. É pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica, e vem atuando em diferentes projetos de pesquisas na Amazônia e Mata Atlântica em monitoramento de florestas tropicais. Coordenou o TEAM/Manaus e também os protocolos de Primatas e Vertebrados Terrestres. Em 2014, criou e lidera o Grupo de Pesquisas de Mamíferos Amazônicos INPA/CNPq. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e do Instituto Sauim-de-coleira.  Possui longa experiência em estudos de ecologia de primatas e ecologia e monitoramento de mamíferos terrestres de médio e grande porte.